domingo, 17 de dezembro de 2023

O dogma da liberdade igualitária I De como o conceito “crescer junto” É uma estupidez e uma enganação Agora eu descobri a similitude entre O socialismo real e o ocidente

 

Agora eu descobri a razão desta parecença entre o falecido socialismo real e algumas práticas (“democráticas”)do ocidente:todo mundo confunde a democracia com democratismo ,com ação entre amigos.

A cidadania,este conceito nascido no Ocidente ,preconiza a igualdade de direitos entre os homens,mas vai até aí!Este conceito republicano ,como qualquer conceito da politica ,não é absoluto(se é que o absoluto existe).

Tem limitações essenciais para a sua sustentação.Se não é assim,o republicanismo  e a cidadania merecem a crítica do marquês de Sade,para quem estes conceitos são “proto-totalitários”(o termo é meu ,não  dele),porque submetem a vida pessoal(no caso dele a sexual)a uma mediação única,monolítica,sem levar em conta outros aspectos essenciais da vida humana(outra vez o sexo[a liberdade do sexo]).

Até certo ponto ele tem razão,mas desde a prolatação destes conceitos,que são da ordem burguesa ,mas dirigidos a todos,que há uma distinção entre aquilo que é público e o que é privado.

Quem define os limites entre o público e o privado é o estado de direito,evitando,como numa luta permanente a supressão  da liberdade individual.

Só assim a complexidade do ser humano é expressada e reconhecida.Só assim a sua inevitável e salutar desigualdade se expressa em criação e produção;só assim se torna crescimento,afirmação.

O termo “crescer junto” é regressivo e medieval e é prática de povos no ocidente e no socialismo real:todo mundo sobe juntamente ,como se fôramos macacos em árvores.Encadeados uns nos outros.

Hoje esta é a crença dominante no mundo e embora ela existisse antes de 1917,o socialismo real s e encarregou de dar-lhe uma força,cujo revérbero nos atinge até agora e não dá sinais de recuar.

Todo mundo vigia o outro para que não use a sua liberdade para crescer,o que deixaria o grupo e cada um para trás ,recalcando-se,ressentindo-se.

E na prática a desigualdade se manifesta,não raro,de maneira ilegítima,segundo necessidades escusas do grupo.O grupo define um critério que não o force a crescer,negligenciando exigências que a sociedade põe.E facilita para aquele que não tem nada mas consegue algumas benesses duvidosas,como só dinheiro.

Ano passado um ator famoso da globo,que já foi demitido,instado a defender a empresa,protagonizou um comercial dizendo que o seu patrão privilegiava o “crescer junto”,mas ele só subiu na medida em que era(não é mais)um galã suburbano,que agradava as meninas no portão.

Nada de qualidade técnica,de trabalho e cultura,mas só imagem que se reproduz e se transforma em dinheiro.

Andy Wharol lançou uma arte ao expor o rosto de Marilyn Monroe e ganhou dinheiro.Se você colocar a bunda mais bonita do Brasil a sua dona soluciona o s eu problema de sobrevivência sem trabalhar,só tirando as eventuais espinhas...

Em outros lugares o “esquema” se faz presente.No socialismo real não tem mercado ,mas os interesses políticos de reprodução do poder se sobrepõem igualmente ao trabalho,ao esforço,ao “paciente mérito”.

Aquele que é afeito realmente à ideologia  tem precedência.

Por isto a liberdade de Voltaire é uma conquista definitiva da humanidade.Nós todos somos iguais em direitos,mas diferentes em deveres e o termo igualdade,mediatizado pelo direito,considera a desigualade na hora de aplicar os direitos de cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário