quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

palinha de meu próximo livro de Guevara

 

Prefácio

Este livro é a reunião de artigos que eu fiz durante dez anos e continuo fazendo sobre a figura histórica de Che Guevara,que sobrevive com um dos últimos comunistas do século passado,a ser seguido e “ respeitado”.

Eu preferia que quem ocupasse este lugar fosse Gramsci,mas o italiano é um intelectual e é mais difícil que um tipo assim consiga entrar na imaginação dos povos.

Guevara é uma personalidade sacrificial,moral,ética,um Cristo vermelho que se sacrifica para ressurgir.Alguém assim pega no breu nas consciências,mas nas consciências de baixa compreensão da realidade.

As consciências que se movem pelas emoções e não pela razão.As mudanças revolucionárias necessitam .para se mover, de emoção,desejo.Mas a direção se dá pela razão,pela compreensão do real e a experiência dos povos que querem ascender.

No fundo uma figura assim simplifica as coisas e o meu propósito em reunir estes artigos  e continuar fazendo outros é mostrar este problema:por baixo da simplicidade há uma extensa complexidade,por sob a figura icônica do argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário